Nos últimos três anos, o Programa Recâmbio, da Prefeitura de Campinas, auxiliou 1.562 pessoas em situação de rua a retornarem para suas cidades de origem. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, busca oferecer suporte a quem enfrenta vulnerabilidade, garantindo o deslocamento para locais onde possam encontrar melhores condições de vida.
De acordo com os dados da administração municipal, 337 passagens foram concedidas em 2021, número que subiu para 493 no ano seguinte, ainda sob os efeitos da pandemia. Em 2023, 316 pessoas foram beneficiadas, enquanto, em 2024, até o momento, já foram emitidas 376 passagens.
Além de custear o transporte, o programa realiza uma triagem social e oferece acolhimento temporário, além de auxiliar na busca por familiares e na obtenção de documentos necessários para a viagem. A prioridade é atender pessoas em maior risco social, como famílias com crianças, gestantes, idosos e migrantes.
Para a secretária municipal em exercício de Desenvolvimento e Assistência Social, Clébia Alves, o Recâmbio representa uma oportunidade de recomeço para essas pessoas. Segundo ela, ao retornar para suas cidades de origem, elas podem recuperar laços familiares e encontrar melhores condições para reconstruir suas vidas.
Como parte da rede de assistência social do município, o programa se tornou uma ferramenta fundamental na reintegração de pessoas que perderam seus vínculos em Campinas, oferecendo suporte para uma nova chance de estabilidade.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO