Neste sábado (22), 21 municípios da região de Campinas (SP) participam do “Dia D” da 8ª edição da Campanha Regional de Combate ao Aedes aegypti. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, busca intensificar as ações de prevenção à dengue, que já registra 18.208 casos confirmados e 20 mortes na região.
A campanha deste ano envolve 185 cidades, abrangendo as regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Sul de Minas. Em Campinas, agentes de saúde realizarão visitas domiciliares para conscientizar os moradores sobre os riscos da doença, além de promover a remoção de resíduos volumosos, limpeza de bueiros e manutenção de áreas propensas à proliferação do mosquito transmissor. As atividades serão concentradas nos bairros Dic II, Dic III, Dic IV, Dic V e Jardim Santos Dumont II, com o apoio de drones e caminhões cata-treco.
Entre os municípios afetados, Mogi Guaçu lidera o número de infecções, com 6.702 casos e 10 óbitos confirmados em 2025, superando os registros de todo o ano anterior. Além disso, óbitos por dengue também foram confirmados nas cidades de Amparo, Americana e Espírito Santo do Pinhal.
A mobilização reforça a importância da prevenção e do engajamento da população no combate ao Aedes aegypti, vetor não apenas da dengue, mas também de outras doenças, como chikungunya e zika vírus.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO