O número de reclamações sobre imóveis abandonados em Campinas (SP) disparou nos últimos anos, segundo dados da Prefeitura. De acordo com o levantamento, as denúncias feitas pelo telefone 156, canal oficial para esse tipo de solicitação, quase triplicaram em apenas um ano. A principal preocupação da população é que esses locais se tornem focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Em 2023, foram registradas 233 denúncias, enquanto em 2024 o número saltou para 615 – um aumento de 163,9%. Somente nos três primeiros meses de 2025, já foram contabilizadas 377 reclamações, ultrapassando a metade do total do ano passado.
A Secretaria de Urbanismo informou que as denúncias resultam em fiscalizações para evitar a proliferação do mosquito. “O proprietário do imóvel é notificado, e a Vigilância Sanitária também atua para eliminar possíveis criadouros. Além disso, há aplicação de multas, e em casos de reincidência, penalidades mais severas podem ser aplicadas”, explicou a secretária da pasta, Carolina Baracat.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO